Greek World
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Greek World

Deuses Gregos
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Últimos assuntos
» FP - Héstia
Descrição -Todas as Espécies Aqui EmptySex Jan 03, 2014 4:42 pm por Héstia

» Registro de Avatares
Descrição -Todas as Espécies Aqui EmptySex Jan 03, 2014 3:20 pm por Héstia

» Gruta Lagoa Azul
Descrição -Todas as Espécies Aqui EmptyQui Dez 26, 2013 1:55 pm por Mel Castelli

» Fachada - Chalé 13
Descrição -Todas as Espécies Aqui EmptyQua Dez 25, 2013 9:11 pm por Mel Castelli

» Estilo de Postagem
Descrição -Todas as Espécies Aqui EmptyDom Ago 18, 2013 6:07 pm por Admin One

» Chegastes agora? Saiba como Funciona o Fórum!
Descrição -Todas as Espécies Aqui EmptyDom Ago 18, 2013 6:03 pm por Admin One

» Cascata [Monte Olimpo]
Descrição -Todas as Espécies Aqui EmptySeg Jul 29, 2013 8:09 am por Admin One

» [Exterior] Jardim Oeste
Descrição -Todas as Espécies Aqui EmptyDom Jul 28, 2013 3:07 pm por Admin One

» Modelo da ficha de Personagem
Descrição -Todas as Espécies Aqui EmptyDom Jul 28, 2013 8:57 am por Admin One


 

 Descrição -Todas as Espécies Aqui

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin One
Admin



Mensagens : 89
Data de inscrição : 20/07/2013

Descrição -Todas as Espécies Aqui Empty
MensagemAssunto: Descrição -Todas as Espécies Aqui   Descrição -Todas as Espécies Aqui EmptyDom Jul 28, 2013 8:05 am

Erínias

As Erínias (Fúrias para os romanos – Furiæ ou Diræ) eram personificações da vingança, semelhantes a Nêmesis. Enquanto Nemesis punia os deuses, as Erínias puniam os mortais. Eram Tisífone (Castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Inominável).
Viviam nas profundezas do tártaro, onde torturavam as almas pecadoras julgadas por Hades e Perséfone. Nasceram das gotas do sangue que caíram sobre Gaia quando o deus Urano foi castrado por Cronos. Pavorosas, possuíam asas de morcego e cabelo de serpente.
As Erínias, deusas encarregadas de castigar os crimes, especialmente os delitos de sangue, são também chamadas Eumênides (Εὐμενίδες), que em grego significa as bondosas ou as Benevolentes, eufemismo usado para evitar pronunciar o seu verdadeiro nome, por medo de atrair sobre si a sua cólera. Em Atenas, usava-se como eufemismo a expressão Semnai Theai (σεμναὶ θεαί), ou deusas veneradas.



Semi – deuses

Nas mitologias grega e romana, os semideuses eram filhos de deuses com parceiros mortais. Eles normalmente se destacavam por serem mais fortes que os humanos normais. Algumas vezes eram admitidos no Olimpo como imortais, o que é pouquíssimas vezes relatado.
Segundo a mitologia greco-romana os deuses ás vezes descem a terra para "namorar" com seres humanos, pois os gregos cultuavam o corpo perfeito, mas tão perfeito que seduziria até os próprios deuses, outra explicação era que quanto mais "humanos" os deuses fossem mais reais eles seriam, ou seja, os gregos e os romanos são os verdadeiros propulsores do humanismo. Os mais famosos heróis gregos são o Héracles, filho de Zeus e Alcmena, era considerado o mais célebre de todos os heróis, um símbolo do homem em luta contra as forças da Natureza, possuía também uma força notável, quase sobre-humana, outros semi-deuses também são muito famosos como Perseus, filho de Zeus - ele foi o responsável pela morte de medusa, a górgona - Aquiles, filho de Tétis, que quando foi mergulhado (com exceção ao tornozelo) no rio Estige, se tornou invulnerável (com exceção ao tornozelo). Mas verdadeiramente, estes semi-deuses não possuíam grandes poderes, eram ás vezes agraciados com alguma habilidade sobre-humanas.


Outros Deuses

As outras divindades são deuses menores. Muitas vezes filhos dos deuses Olímpicos ou dos Titãs. Apesar de sua pouca participação, não são menos importantes. Alguns deles são de vital importância e muito cultuados no mundo antigo.

A água é um elemento fundamental na cosmogonia, a origem do mundo para a mitologia grega. A água, hídros, aparece para salvar a Terra, Gaia, que estava sendo queimada por Piros, o fogo.



Divindades Aquáticas


Essa entidade, Hídros/água, passa a fazer parte do mundo olímpico de Zeus e dos deuses do Olimpo. O senhor das águas era o deus Poseidon, o senhor dos mares e também dos rios.

Embora Poseidon fosse o senhor das águas, ele não exercita sobre ela plenos poderes, porque a água é um elemento primordial, que veio antes mesmo de o deus existir.

A água é muito presente na mitologia grega, representando a continuidade, a fertilidadee a proteção materna.

Ela sempre é habitada ou transformada. O rio Serifo, por exemplo, personaliza-se, ele toma forma de homem e deita-se com as ninfas. Mito muito semelhante a lenda do boto cor-de-rosa na mitologia amazônica, só que aqui no Brasil fala-se do boto como um peixe das águas que vira homem e deita-se com as mulheres à noite.

Na mitologia grega, os rios são seres masculinos e cada rio é um homem.

A parte feminina, por exemplo, as ninfas, podiam ficar grávidas e ter muitos filhos ao banhar-se no rio. Os filhos da água na mitologia são incontáveis, são cinqüenta, cem filhos num único parto! Esse exagero é exatamente para mostrar a fertilidade da água e sua importância no mundo antigo.

No entanto, os gregos davam aos rios uma importância menor que os egípcios, pois os rios da Grécia são pequenos. Já para os egípcios o magnífico rio Nilo é o deus pai dos rios, pois era de seus recursos que a população subsistia.

Na mitologia grega, o mar era muito importante e vários personagens habitavam-no como a deusa Tétis, as sereias as pléiades, que eram filhas de Poseidon, as nereides, que são outras divindades aquáticas, todas mulheres.

A água servia para a purificação, depois de guerras, lutas e mortes injustas. Os gregos se banhavam num rio para se purificar de algum ato vil que cometessem. Eles desenhavam o mar em forma de serpente que, muitas vezes, representa a mutação das águas. Para a cultura grega, a água sempre foi muito importante, um elemento fortíssimo, venerado e respeitado.


Deuses Primordiais

Os deuses primordiais da mitologia grega, também chamados Protogonos (em grego Πρωτογονος, transl. Prôtogonos, ou Πρωτογενος, Prôtogenos, "nascido primeiro", "primordial") eram as divindades que nasceram em primeiro lugar, que surgiram no momento da criação, e cujas formas constituem a estrutura básica do universo.
Os antigos gregos dispunham de várias teogonias diferentes, e ainda que estas apresentassem algumas personagens comuns, é difícil elaborar uma lista única de divindades primordiais para a mitologia grega, pois essas divindades, assim como o papel de cada uma, varia de uma fonte para outra.


Deuses Ctónicos

Em mitologia, e particularmente na grega, o termo ctónico (português europeu) ou ctônico (português brasileiro) (do grego χθονιος khthonios, "relativo à terra", "terreno") designa ou refere-se aos deuses ou espíritos do mundo subterrâneo, por oposição às divindades olímpicas. Por vezes são também denominados "telúricos" (do latim tellus).
A palavra grega χθών (khthōn) é uma das várias que são usadas para "terra", e refere-se tipicamente ao interior do solo mais do que à superfície da terra (como γαιη gaia ou γε gê) ou à terra como território (como χορα khora). Evoca ao mesmo tempo a abundância e a sepultura.


Deuses Olimpicos


Na mitologia grega, os deuses olímpicos (Dodekatheon) eram os deuses mais importantes na Grécia Antiga e moravam no ponto mais alto do Monte Olimpo (principal montanha da Grécia Antiga). De acordo com alguns mitos, residiam num grande palácio de cristal no topo do monte sagrado. Eram, segundo os gregos, os deuses que tinham mais poderes e mais influência na vida dos humanos.

De acordo com os mitos, se alimentavam de alimentos divinos: néctar e ambrósia. Passavam parte do tempo ouvindo sons da lira do deus Apolo (deus da música). Se divertiam também com o canto agradável das musas e das danças das Graças (também conhecidas como Cárites, eram deusas da natureza, do encantamento e da beleza).
Ir para o topo Ir para baixo
 
Descrição -Todas as Espécies Aqui
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Greek World :: Tudo sobre o Fórum :: Tutorias :: Descrição das Espécies-
Ir para: